Uso do drone no Agronegócio: saiba como funciona

O uso do drone no Agronegócio está cada vez mais difundido e acessível. 

A agricultura de precisão requer resultados exatos que tragam maior previsibilidade. O uso de drones possibilita acelerar a busca dos resultados com menores esforços, trazendo um maior direcionamento para as correções da lavoura.

A legislação é recente (regulamentação em 2017 pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a popularidade dos drone cresceu e agora os produtores tornam sua utilização cada vez maior.

Para detalhar o funcionamento do drone na atividade agrícola, a SpotSat preparou este conteúdo!

Como funciona o uso do drone na agricultura?

O uso do drone na agricultura considera a realização de percursos que coletam dados da gleba e cultura plantada. Na prática, o aparelho sobrevoa as glebas e a partir disso extrai informações que ficam à disposição nos softwares de controle.

Isso é possível graças ao drone em si. Não apenas sobrevoar a fazenda, os drones contam com GPS, bússolas, câmeras e chips que permitem a integração com outros dispositivos. Ou seja, não se trata apenas de uma mini aeronave, mas sim um dispositivo com capacidade de extração de dados e processamento.

Inclusive, graças à sua capacidade de processamento, é possível automatizar áreas de voo. Isto é, criar rotas e aguardar a conclusão dos percursos definidos pelo drone sem a necessidade de controle.

O que acontece se o drone falha durante o monitoramento agrícola?

Em caso de falhas, os drones que sobrevoam as propriedades rurais entram em um estado chamado de fail safe, que leva as naves automaticamente ao homepoint, o ponto de pouso pré-programado do dispositivo.

Por que o uso do drone é útil na agricultura?

O uso de drones está se popularizando entre os produtores rurais. A busca por uma gestão mais precisa que garanta decisões mais assertivas durante o planejamento e o desenvolvimento das safras tem aumentado a utilização de drones. Há diferentes benefícios comuns ao usar este tipo de tecnologia na propriedade rural.

Entre algumas vantagens, vale a pena destacar a facilidade na geração de dados quantitativos e qualitativos da lavoura.

Com o monitoramento dos drones a topografia do terreno deixa de ser um fator de dificuldade. Deste modo, o produtor rural mensura as áreas de plantio, o escoamento das áreas da chuva e o tamanho de cada talhão.

Em relação aos dados gerados, os drones contam os pés do plantio e identificam o pigmento das folhas, sendo este último um indicativo importante na hora de identificar  pragas.O drone pode ainda trazer previsibilidade e transparência para as instituições de crédito e seguradoras, facilitando assim a vida do produtor rural.

SpotSat © 2023. Todos os Direitos Reservados